O Sábio diz:

"Às vezes, para poder ir à outra página...
É preciso aprender a deixar as páginas virarem."
(O Sábio - Retorno ao Labirinto)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Arte e Filosofia de Ingmar Bergman adotadas por Maurício de Sousa.

Roubando o Notebook da minha mãe para um post de emergência sobre minhas nerdisses.

Vou falar a verdade. Eu definitivamente NÃO GOSTO de usar o notebook dela, porque... poxa, ele é dela! Eu tenho o meu, apesar e estar tristemente falecido... Mas eu PRECISO falar a respeito dos meus conhecimentos artísticos (afinal, a Ovelha Negra da família é sempre ligada à arte... Olha eu aqui.)
Acontece que eu sou apaixonada por desenhos, animes, mangás (se duvida, é só olhar o meu avatar), cultura japonesa desde criança. Canto em japonês, já fui vocalista de 3 bandas, atualmente da quarta. Todas de J-Pop/Rock (um estilo musical japonês). Sou movida a música, a arte, fiz dez anos de teatro (e ainda tenho pânico de palco. Mereço?). Sonho em ser dubladora lírica de animes (aquelas que dublam e cantam ao mesmo tempo...



como a Sylvia Salusti, uma das minhas dubladoras preferidas. Olha ela dublando e cantando em "Enrolados", nova longametragem da Disney)
Mas sobre dublagem eu falou OUTRO DIA!!! Hoje estou aqui para falar de OUTRA coisa!
A maioria sabe que eu AMO escrever, e que não foi à toa que eu ingressei à faculdade de Comunicação Visual com Habilitação em Cinema, pois meu sonho é ser escritora e roteirista. Filmes são uma grande paixão minha (apesar de eu não ser muito chegada a assistir a TV).
Sei bastante sobre filmes, não chego a ser uma expert¸ mas me garanto em alguma coisa...
Mas além de filmes, como eu acabei de dizer, eu AMO desenhos, e, claro, cresci lendo A Turma da Mônica, quadrinhos daquela turminha marotona, impossível alguém não conhecer, então eu nem me darei ao trabalho de explicar...
Mas acontece que há uns três anos (foi no meio de 2008, se não me engano) o Tio Sousa resolveu que queria ampliar seus horizontes e dar uma cara nova à turminha... E como um bom amigo de Osamu Tezuka,


Ilustração feita em homenagem a Osamu Tezuka.
  (Silvinha tem vontade de chorar só de olhar para essa imagem...) e fã de séries japonesas, (e, claro, a cultura ocidental explodindo aqui junto à nossa ajudou E MUITO, e o aumento dos títulos orientais nas bancas de jornal também influenciou, e foi ele mesmo que disse isso.) ele resolveu fazer com que sua turma clássica, que, há CINQÜENTA ANOS,  assoprava SETE velinhas sobre o bolo, finalmente crescesse e mostrasse a verdadeira idade de acordo com os anos que passavam... Foi então que surgiu A Turma da Mônica Jovem - em estilo mangá.
Gracinha, né? (Aliás, essa é a Edição Zero [uma edição especial de lançamento, para a aceitação do público] e já estamos no número 40. O traço evoluiu HORRORES!!!!!! Ao meu ver, está MUITO melhor agora!)
A revista vem sendo publicada religiosamente todo fim de mês nas bancas de todo o Brasil (inclusive, aqui estão saindo as versões em inglês e em espanhol, para quem gosta dos idiomas. Acho a idéia muito digna!), e eu, L-Ó-G-E-C-O-O-O-O-W que não perderia uma coleção como essa (mas por ter passado por apertadas financeiras, eu comecei a colecionar agora... então estou comprando de baciada - Obrigada, Livraria Leitura do Shopping que tem um estoque vitalício de todos os volumes - ... mas já está quase completo, só faltam 2 números para mim, então está acabando... inclusive o espaço nas prateleiras).
Acabou de sair o número 41... (o que falta para mim, além do número 39). Eu ACABEEEEIIII de ler o número 40 (o legal desse mangá é que ele não segue uma linha cronológica no estilo de "começo-meio-fim" da primeira à última revista... Há histórias que se dividem em três ou até quatro volumes [quatro foi o máximo até agora.] ou que se concluem com eficiência em uma única revista, o que foi o caso do meu desespero para postar...)
Vamos combinar que o Tio Sousa é um cara muito inteligente, versado em línguas e seu conhecimento em filmes, arte e cultura é simplesmente invejável... Se eu tivesse METADE do conhecimento artístico que ele tem, estaria muito feliz (e acho até que já teria terminado de escrever alguns dos meus livros). Então é muito engraçado ler os mangás e rir, não das piadas, mas das referências feitas a coisas que poucos conseguem identificar, como no caso da revista que eu acabei de ler, a número 40, entitulada de O Jogo dos Reis.
É um assunto deveras interessante, tendo em vista que fala de um esporte muito praticado, mas pouco (re)conhecido como um esporte; o XADREZ. Jogo muito inteligente (eu adoraria saber jogar xadrez... mas nem rola, meu cérebro dói!)...
O bacana é que além de contar a história simplória do protagonista aprendendo a jogar xadrez, porque achou divertido (e você sabia que os amantes e jogadores de xadrez são chamados de ENXADRISTAS??? Divertido, não?), a revista explica a história do esporte (O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001 tendo sua olimpíada específica e campeonatos mundiais em todas as suas categorias. A Deusa Athena deve estar dando cambalhotas de alegria desde então...) de um jeito muito didático e divertido. Até me deu mais vontade ainda de aprender a jogar xadrez... (Acho vou aproveitar os meus sábados de folga para ir à biblioteca e jogar xadrez.)
Mas o que mais me chamou a atenção foi mais para o final...
Quando a Rainha Branca do Tabuleiro (personificada com a fisionomia da Mônica)
comenta que o jogo que foi dado ao Cebolinha se chama O Xadrez da Morte, eu nem me liguei ao óbvio, mais para o final, ela comenta que ele teria de treinar muito para poder competir com o Grande Mestre...
Certo, ele treina, vence uma competição inter-escolar (mas só porque ele é o protagonista, porque se isso fosse de verdade, ele não teria passado do primeiro adversário.) e então vai ao encontro do Grande Mestre... E foi aí que o meu cérebro cansado teve um estalo e eu pensei Graaaaande Tio Sousa! Nada como atacar de Filosofia e Arte em um mangá para crianças! Rapaz, quero ser igual a você quando eu crescer!
É ÓBVIO que ela estava falando da MORTE!
Eu faço faculdade de cinema (e se tudo der certo, ano que vem eu volto para lá), e esse foi um dos primeiros filmes que eu estudei.
Maurício de Souza, sabiamente, fez uma clara menção ao filme O Sétimo Selo, do diretor sueco Ingmar Bergman.
Olha a cena principal do filme aí.
O filme fala de um Cavaleiro Templário que se encontra com a Morte, e ela lhe diz que chegou a sua hora, mas o Cavaleiro, muito inteligente, desafia a Morte para uma partida de xadrez, se vencesse, não seria levado por ela, caso contrário, aceitaria seu destino. O cavaleiro sabe que o Xadrez é o jogo dos Reis, e que a Morte é a maior desafiante do mundo, e a fim de distraí-la para poder se livrar do destino, durante o jogo, ele dialoga com ela sobre filosofia e debate consigo mesmo sobre o Sentido da Vida.
O filme é simplesmente FANTÁSTICO e tem uma fotografia INACREDITÁVEL!
Eu, infelizmente, não consegui ver o filme todo. Apenas o estudei no primeiro ano de faculdade e vi algumas cenas e fotos (mas me lembro de uma moça lá que era fascinada pelo filme)
E o mais legal é o fato de isso ser tão facilmente assimilado por crianças...
Crianças que nunca ouviram falar de Ingmar Bergman.
Me orgulho disso. Gostaria que mais pessoas fizessem o que ele fez.. Porque, pensa comigo... Quem poderia imaginar que uma revistinha simples, inocente, para crianças e adolescentes poderia conter algo tão valioso como uma citação filosófica de um drama sueco de 1956, feita de um jeito que todos pudessem compreender, sem precisar saber de onde veio? Isso é GENIAL!!!

Ainda em Turma da Mônica Jovem, outra citação feita pelo Tio Sousa, não foi tão filosófica, mas eu já descobri assim que vi a capa:
Quando vi a capa do mangá especial, a primeira coisa que me veio à mente foi "Reino dos Gatos", um longametragem japonês de Hiroyuki Morita, produzido pelo Estúdio Ghibli (famoso por dar vida a animes como Meu Amigo TotoroA Viagem de Chihiro, Nausicaä, entre outros). A história de uma menina que salva a vida de um gato. Em retribuição, a menina é convidada pelo Príncipe dos Gatos a ir ao Reino dos Gatos. É transformada em uma Gatinha e sua mão é prometida ao príncipe. A história do Tio Sousa é um pouco diferente, mas segue a mesma temática...
Mas o engraçado é que chegou em uma cena (que eu, infelizmente, não consegui achar uma imagem) em que a Magali precisa cruzar um LABIRINTO (oi, lembram que quem vos escreve é uma estudante de cinema???), e adivinhem QUAL foi a primeira coisa que me passou pela cabeça??
Acertou quem disse "Labirinto - A Magia do Tempo", filme de Jim Henson, o Mestre dos Bonecos e George Lucas, O Mestre Jedi.
(Esse post tá ficando meio grande, né? Perdão... fica difícil parar quando eu falo de alguma coisa da qual eu entenda...)
Não está bem em uma ordem, mas é o meu "segundo" filme preferido. Aliás, eu sou apaixonada por tudo o que vem de George Lucas e Jin Henson... E nem sabia disso...
(Sou TÃO apaixonada por esse filme, que estou escrevendo a continuação... que, INFELIZMENTE, está muito parecida com a continuação escrita pelo próprio Jin Henson e publicada em Mangá - Ô, ironia... Mas o meu trabalho está ficando realmente bom... só que eu sou suspeita.)
Mas voltando à Magali...
Ela entrou no labirinto, e prontamente me lembrei do meu filme de infância...
E então ela resolve desenhar SETAS nas paredes usando um BATOM, assim como a Sarah, protagonista do filme da minha vida faz quando se embrenha no labirinto para chegar ao castelo que fica no centro da Cidade dos Duendes, no centro do labirinto.
E alguém avacalha a idéia da Magali, mudando as setas de lugar, assim como acontece no filme, e eu penso Mas Tio Sousa... Tu é muito esperto... Esse filme é VELHO! Quase ninguém vai reparar nessa sua xupinhação...
Sinto-me tão orgulhosa de ser estudante de cinema!!! (Ai que saudades da minha faculdade...)
Ok, pessoinhas...
Está tarde.
Se eu pudesse, ficaria aqui HORAS, DIAS, SEMANAS falando sobre o meu conhecimento sobre filmes e as menções feitas em várias obras que eu conheço (e que não são poucas). Mesmo porque, esse post foi muito digno da Teia de Anansi, e não tenham dúvidas de que falarei mais sobre o Reino dos Gatos e sobre o Labirinto... Minha vida está nesses Anéis de filme... (piada de dubladora...)

Então se cuidem, pessoinhas!!!
Boa leitura, assistam a muitas coisas boas... Hei! Assistam ao Sétimo Selo! Vale a pena!
=*******

6 comentários:

  1. Engraçado você falar de O Sétimo Selo, poucos meses atrás a Versátil (se não me engano) lançou o filme em blu-ray por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Saudades de vc Sil!!!
    >Betto<

    ResponderExcluir
  3. Postagem realmente magnifica...
    Turma da Monica é demais...
    E ainda com citações de "Labirinto a Magia do Tempo"... Que é um dos meus filmes favoritos... Principalmente por unir os meus dois cineastas favoritos... Jim Henson e George Lucas...
    O seu blog é incrível Sílvia... Incrível igual a você...
    Realmente genial...

    ResponderExcluir
  4. RAFAEL: Nussa, jura?? Nem sabia que tinha saído. Talvez por isso, também, tenha saído o mangá da Turma da mônica com esse tema... é uma suposição, mas QUE LEGAL!!! PRECISO comprar esse Blu-Ray! *-*

    DAVI: Obrigada, lindo^^ Mas eu poderia ter dito mais, sim. Só que o post estava enorme, já, eu estava cansadíssima e tinha que acordar cedo no dia seguinte. x.x Mas estou pensando em "continuações" para esse assunto, não se preocupe! *-*

    BETTO: OMG, PESSOA!!!!!! QUE SAUDADES!!!!
    *________________________*

    RAMONES: Aooowwwwmmmmm *-* Lindo, lindo, lindo!!!!!
    Obrigada, amor!!! *-* Obrigada por todo apoio ^^ Sempre!
    Infelizmente eu não consegui falar tudo o que queria sobre Labirinto, Jin Henson e George Lucas do jeito que eles realmente merecem, como eu disse na resposta do Davi... Mas não será a última vez que eles serão citados aqui (ou na Teia de Anansi!)
    Obrigada, lindo!!

    Se cuidem, pessoinhas!!! *-*

    ResponderExcluir
  5. Milady, que texto excelente!
    Meus parabéns!
    Eu adoro cinema e também acho o Mauricio de Sousa muito inteligente, desde antes de criar a TMJ.
    Eu tive várias revistinhas, mas se perderam. Infelizmente.

    David Bowie é uma lenda! Tens um excelente gosto musical, senhorita.
    E Reino dos Gatos é um desenho simples, mas que diz muita coisa. Apesar de ser clichê, é uma linda história de amor verdadeiro.

    Cuide-se, senhorita!

    ResponderExcluir