O Sábio diz:

"Às vezes, para poder ir à outra página...
É preciso aprender a deixar as páginas virarem."
(O Sábio - Retorno ao Labirinto)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Imitação 5.

Menções Nerds no título do post à parte, não vou falar de desenhos, dublagem ou cultura japonesa... vamos ao assunto original.

3, 2, 1...
E imitando descaradamente a nossa amiga Candy, vou postar aqui uma dica muito boa que aprendi no Ano Novo (não. Não é nenhuma mandinga de passagem de ano, mesmo porque, o ano virou já faz tempo, nem ia funcionar direito.) quando estava na casa do meu amigo Yuki.
A mãe dele, muito gentil e carinhosa (que já me adotou) estava fazendo o almoço e, quando eu cheguei, vi sobre a mesa uma tigela com batata amassada (estágio antes de virar purê) e perguntei “Que gostoso. Vão fazer purê?” ao que ela respondeu que “Não. Vamos fazer maionese

Opa, Tia Sil... maionese? Tipo... Salada de Batata?

Siiiim, crianças. A famigerada Salada de Batatas! Aquela que a gente come nas barquetinhas de festa (aliás, ano passado, no aniversário da minha amiga Hello, eu comi uma barquetinha mágica, que era dos deuses!!!).

Eu ficava me perguntando COMO, RAIOS se fazia a maionese com a batata amassada, se eu me lembro de mastigar os pedaços...
Ok, ela me mostrou a mágica... Quer fazer? Pegue uma lapiseira (porque eu tenho verdadeiro HORROR de escrever de lápis) e o seu caderninho de receitas e anote... (ou abra uma página do WORD e copia e cola. Bem mais fácil)

Maionese Fudidona da Tia Nice
Ingredientes:
Batatas (o quanto a sua fome agüentar)
Cenouras (hmmm... umas duas cenouras grandes resolvem o problema)
Ervilha (meia lata)
Milho (meia lata)
Azeitonas Verdes (sem caroço, picadas, um punhado)
Vagem (cozida, picada... um punhado)

Vinagre (branco, eu vou no olhômetro, mas não muito)
Azeite de Oliva (um fio bem servido)
Sal a gosto
Creme de leite (eu vou no olhômetro, mas, dependendo da quantidade de batata... meia caixa)

Ingredientes Opcionais:
Uvas passas (um punhado)
Maçã (uma, sem casca [me dá as cascas que eu como!], picada)
Champignons (picados ou fatiados, um punhado)
E o que mais a sua imaginação permitir

Modo de Fazer:
  • Cozinhe os primeiros ingredientes.
  • Pegue as batatas e as amasse como se fosse fazer um purê e reserve.
  • Pique, rale, ou faça da sua preferência, com os outros ingredientes pedaçudos (cenoura, champignon, azeitona, maçã, etc.) e junte ao purê.
  • Coloque o vinagre, o azeite e o creme de leite. Eu não uso medidas para essa receita. Vou no olhômetro.
  • Sal a gosto...
  • Misture bem...
  • E vamos pra galera!

Parabéns. Você fez uma maionese digna de Baco.
Fica REALMENTE uma delícia!!!! Nem acreditei quando comi (e chorei de alegria quando vi que não tinha cebola!! *-*). E o melhor de tudo, você não usa maionese. Muitas pessoas têm intolerância ou não comem a salada de batata porque não gostam de maionese. Olha que bacana essa opção.
Façam!!

Bom, pessoinhas... Agora eu vou pra caminha.
Eu me lembrei dessa receita e quis compartilhar com vocês...

Esse blog está meio desatualizado, mas por causa da minha falta de tempo... Aliás, estou lendo um mangá que há muito eu estou ensaiando para ler. Mas não farei a resenha aqui... Esperem e verão.
Então, espero que gostem da maionese.


Esse post é dedicado a 3 maravilhosas pessoas:

Minha irmã Adriana, porque... Bem... olhem o título.
Minha irmã Minda, porque é um post sobre comida... eu amo cozinhar e ela ama a minha comida!!! *-*
Meu amigo Yuki, porque foi na casa dele que eu descobri a magia da maionese sem maionese.
Cuidem-se, pessoinhas!

5 comentários:

  1. Eu fazia maionese de batata quando era criança.

    ResponderExcluir
  2. Acho MEGA DIGNO fazer maionese de batata!!! *-* E eu acho que você (além de todas as outras pessoas que lêem meu blog e que gostam de cozinhar) devia experimentar essa versão toda divosa *O*

    ResponderExcluir
  3. adorei a Dica. Vou fazer aqui em casa qualquer dia. Ah, e obrigada pela citação!!!! Beijos da Candy...rs

    ResponderExcluir