O Sábio diz:

"Às vezes, para poder ir à outra página...
É preciso aprender a deixar as páginas virarem."
(O Sábio - Retorno ao Labirinto)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Jogos Educativos...

Eu AMO escrever (quantas vezes já disse isso?). E gosto de gramática... acentuações, preposições, pronomes, o uso correto da crase, mesóclise, tempos verbais! Algumas formas de usar certos verbos são simplesmente deliciosas! Por isso, imaginem como eu quase ENLOUQUECI com a queda do trema e de acentos dos ditongos ÉI e ÓI, a mudança do hífen em certas palavras...
Sou taurina, e com isso quero dizer que sou TEIMOSA, COM “T” MAIÚSCULO E COM MUITO ORGULHO!
Vocês acham que eu vou escrever conforme a nova regra ortográfica?
MAS NUNCA!!! Meu Word ainda é o antigo, que corrige a palavra caso eu escreva errado, colocando tremas, acentos e hífens nos lugares certos.
Vão me encher por causa disso? LÓGICO que vão! Mas eu não me importo. Não consigo conceber que eu vá gastar “cinKenta reais”, ou que eu vá ver uma “alcatÊia” ou uma “jibÔia” (aliás, sem esses acentos, nós poderemos falar “alcatÊia” “balÉia”... o que acham? Que bela reforma, heim? u.ú), ah, claro. E eu NUNCA vou usar uma miniSSaia (que ocoisa mais horrorosa esses 2 esses no meio de DUAS palavras...). Vou usar tremas e acentos, e hífens como na gramática antiga! Para os meus textos.
Infelizmente, serei obrigada a escrever de um jeito que eu considero errado quando tiver de fazer provas nas faculdades, ou textos jornalísticos... Quando escrever para mim, o farei da forma que eu acho correta!
Os livros que eu vou publicar? Infelizmente serão feitos dessa forma horrenda. Mas os revisores que arrumem!
Oi, sou teimosa, lembra? (acho que por isso que eu gostava tando do Do Contra, personagem da Turma da Mônica.)
Bom... Vamos ao assunto real...
Esse fim de semana a minha mãe me mandou um e-mail com o seguinte site:


Trata-se de um joguinho muito bacaninha sobre gramática. São 100 questões de português para ver como está o seu vocabulário. É bem bacana. Tem duas frases escritas com algum errinho básico e você escolhe a que achar correta. Se acertar, ótimo, se errar, é uma pena, mas quando se erra (ou acerta) eles dão a explicação da forma correta empregada.
Eu estava fazendo e me divertindo (e gabaritando, claro), quando vi uma frase com o plural costas, veja a explicação:



Digno, não? Eu canso de falar que “oS meuS óculoS estÃO velhoS e precisaM ser trocadoS” e todo mundo me olhar torto! Ok, pessoinhas que falam errado por pura teimosia! Vejam a forma correta. Há DOIS ÓCULOS no meu rosto, um ÓCULO para cada GLOBO OCULAR que eu tenho no rosto... Ne comprenez-vous?

Outra coisa que me faz querer MORRER, é quando ouço alguém dizer “Ah, eu devia ter chego mais cedo.”
NOSSA! Eu tenho espasmos quando ouço ou leio isso... Eu canso de tentar explicar que o correto é CHEGADO, em qualquer situação, a menos que seja no presente, como por exemplo “eu chego em casa às 8h”. Entenderam?
Se não acreditam em mim, vejam a foto abaixo.


Daí eu fui fazendo e encontrando explicações MEGA DIGNAS para poder colocar aqui, mas eram muitas, e não dava para pôr 100 fotos, né não?

Bom. Mas eu terminei o jogo com 100% e eis que eu vejo a seguinte frase...


Feio, né?
Depois de 100 questões sobre gramática, concordância, uso de artigos e um pedido CLARO que melhoremos nosso vocabulário, a pessoa que fez esse cartãozinho se esqueceu de um acento...
Desculpa, mas não deixarei essa passar.

Então. Eu prezo a língua portuguesa, isso já está mais do que claro.
O mais bonitinho nesse jogo é que no final, depois de acertar tudo e finalizar, você ainda ganha um certificado, Olha que gracinha ^^


Bom, gente... O site está ali em cima e tem muitas dicas e curiosidades! É bem bacana! Entrem, joguem, se divirtam e aumentem o seu vocabulário. Vale a pena e te torna uma pessoa melhor ^^

Se cuidem, pessoinhas... vou estudar italiano agora, Oks?

Um comentário:

  1. Adorei!! Vou entrar e fazer o joguinho!!! Ah, e eu também não gostei da reforma ortográfica. Acho o cúmulo escrever ideia, jiboia e assim por diante. Só sou um pouco menos teimosa e estou tentando me adequar às novas regras..rs. Beijinhosssss.

    ResponderExcluir