O Sábio diz:

"Às vezes, para poder ir à outra página...
É preciso aprender a deixar as páginas virarem."
(O Sábio - Retorno ao Labirinto)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Loucos por Papelarias

Eu AMO estudar. Juro! De verdade! (E certa vez riram quando eu disse que, se eu vivesse para sempre, passaria boa parte da minha vida estudando. ¬¬)
Mas, antes do meu amor pelos estudos, eu tenho uma verdadeira PAIXÃO DOENTIA por artigos de papelaria *________*
Acho que o fato de meus pais terem tido uma papelaria quando eu era pequena deve ter ajudado muito nisso, sei lá.
Cadernos, adesivos, agendas, chaveiros, bloquinhos, grampeadores, canetas, post-its, lápis, elásticos coloridos, clipes de formatos diferentes, ímãs, réguas, alfinetes, estojos, folhas de fichário... Aaahhh *______* As folhas de fichário.... Eu mesma, tenho, pelo menos, uns trinta blocos diferentes. To brincando, não. Todo começo de ano (e meio, e final e...), eu sempre fazia um tour pelas papelarias do centro da cidade. Voltava para casa cheia de sacolas ahuahua XD
Folhas tão lindas! Se eu pudesse, levaria todos os blocos!!! *____* A verdade é que eu não gostava de usar essas folhas decoradas na escola (No máximo, eu usava aquelas que tinham uma tarja colorida na lateral.). Os desenhos eram lindos demais para serem jogados fora depois, sem contar que eles podiam me distrair na hora de estudar .-. Na escola eu usava folhas brancas. Tenho vários fardos até hoje.
Sempre usei fichários. Na verdade, como todo bom ser humano, eu comecei com o bom e velho caderno brochura, evoluí para o famigerado espiral (que apenas os grandes usavam XD), mas na quinta série, pedi para usar um fichário. Lembro-me dele até hoje. Era simplão de tudo. Da turma da Mônica. Muito lindinho ^^. Acho que foi o único material escolar que não durou o ano todo. Ok, o material era vagabundo, minha mãe pagou nem dez reais nele (se bem que, naquela época, dez reais ERA DINHEIRO!). O fato é que eu me APAIXONEI por fichário, e o adotei como meu estilo. No ano seguinte, fui com minha mãe para sei lá onde e compramos novos materiais escolares. Eu sempre cuidei muito bem das minhas coisas, por isso meu material escolar sempre durou por muitos anos (tanto que o meu segundo fichário - um verde da YES - ainda estava com cara de novo, mesmo depois de uns 5 anos de uso).
Nunca fui a um médico para ver isso, mas todos os sinais apontam que eu tenho TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Eu padronizo as coisas de uma forma organizadamente doentia, tanto que eu chego a ficar MEGA incomodada se a folha é um milímetro menor que a caixa na qual eu quero guardá-la. Então, gostei de usar fichários. Por quê? Bem... conta comigo:

  1. As folhas podem ser adicionadas. Você que, assim como eu, que escreve pra CACETE, nunca correrá o risco de que sobrem ou que faltem, como num caderno.
  2. Há folhas com todos os tipos de decorações, logo, você não fica enjoado da mesma estampa. Pode usar uma folha diferente a cada dia =)
  3. Eu ODIAVA faltar à escola, porque nunca sabia qual o espaço eu precisava pular para a matéria que estava faltando. Eu gosto de ser precisa pra esse tipo de coisa e um fichário me permitia isso.
  4. Por serem folhas soltas, você pode escrever sem ter de se preocupar com a espiral, que está bem no meio do caminho para te atrapalhar. Sua letra não sai feia em parte da folha =D
  5. As folhas, você tira e guarda em uma pasta. Dá para reutilizar o seu fichário quantas vezes quiser.
  6. Se o seu fichário, assim como os meus, tiver zíper, você pode guardar o que quiser dentro e poupar as costas de uma bolsa pesada (afinal, muita gente leva só uma caneta... Não é como eu, que utiliza um sistema de cores e adesivos para dividir os dias e os tópicos...).
Olha que GRACINHA esse fichário personalizado
em Patchwork!! *_____*
Então, realmente... Eu gosto mais de fichários do que cadernos. Tanto que continuei usando fichário na faculdade. Comprei um novinho. Lindo de tudo; azul, com bolsos (sempre de zíper), porta-isso, porta-aquilo. Fui a outra papelaria e comprei todas as canetas que eu iria precisar, tudo em tom de azul, um estojo novo, comprei um fardo de folhas brancas e uma bolsa nova. Estava pronta para mais um ano escolar à minha maneira. Havia matérias que consumiam folhas a rodo, e matérias que se resumiam em duas linhas então um caderno era realmente complicado.
Mas eu tranquei a faculdade, passei a usar as folhas decoradas para outros fins... Sofri um acidente...
Ano passado eu voltei à faculdade, o primeiro semestre eu usei meu lindo fichário azul de novo... mas... Não sei.
Amo fichários, de verdade. Acho que foi a melhor invenção do mundo estudantil (não menosprezando os notebooks, tablets e escambau da nona, afinal, quando voltei à faculdade, eu quase morri de vergonha por ter sido a primeira a pegar o fichário, tão alegremente, enquanto todos os outros cinqüenta alunos ligavam seus computadores. Eu apenas sou saudosista e gosto de escrever a mão.. e o fato de eu ser pobre ajuda...), mas acho que por estar trabalhando na TV, fazendo um curso de italiano, sem contar a enorme mala de comida que eu levava todos os dias e as trufas que eu fazia para vender. Eu tinha em mãos mais material do que era saudável carregar, e o que eu usava na faculdade já era grande e pesado. Eu estava começando a ficar doente...
Certa vez quando eu fui à casa da Sofia, ela me mostrou os cadernos que usava na faculdade. Ela havia comprado cadernos pequenos (que não chegavam a ser cadernetas, mas sim aqueles simples 140mm X 202mm com cento e tantas folhas), imprimiu algumas imagens dos animes que ela gostava e montou as capas. Ficaram lindos e personalizados. Eu achei aquilo o máximo. Ninguém em toda a faculdade teria cadernos iguais àqueles! *_____*
Meu caderno
Pedi permissão a ela para fazer a mesma coisa com o meu material do segundo semestre (eu não agüentaria o ano todo com tanto trambolho) e comprei 6 cadernos e passei dias escolhendo as imagens perfeitas. Depois de montados, os meus cadernos estavam prontos para serem usados. Eu já os estava imaginando em minha prateleira, acima da escrivaninha. Mas como nas duas primeiras semanas eu levei apenas um caderno velho para anotar tudo e depois passar a limpo em casa. Afinal, eu não sabia como seria a minha bateria de matérias. Aconteceu que, no final das contas, eu só utilizei dois cadernos divididos em duas matérias em cada, então quatro cadernos estão sobrando. Quem sabe eu os usaria para o italiano ou para os mesmos fins no semestre seguinte (também conhecido como este ano!)? Mas eu ainda tinha dúvidas, afinal, tantos anos usando uma coisa, mudar de uma hora pra outra é complicado. Quando fui à praia esse ano, passei em uma loja de R$ 1,99 (uma das minhas fraquezas. Admito!) e pirei o cabeção nas prateleiras cheias de cadernos... Nunca usei cadernos de 10 matérias. Nunca me apeteceu, mas eu quis experimentar. Fiquei um tempão escolhendo o caderno perfeito e comprei um que (apesar de me pesar o coração), era totalmente a minha cara. A garota meiguinha, com lacinhos no cabelo louro, as flores no fundo, as folhas de dentro com a decoração em lilás (e o melhor de tudo, por um preço acessível). Simplesmente eu! Logo eu pus meu plano em prática: Ficaria um mês copiando todas as matérias e fazendo suas devidas anotações no mesmo caderninho xerembento de 48 folhas que eu sempre deixo na bolsa para qualquer emergência literária. Ao final desse tempo eu determinaria qual caderno usar nos quatro meses seguintes. O meu prazo acabou. Na quarta-feira (20-02) à noite, depois que eu cheguei da faculdade fiquei folheando o caderninho e analisando; separei o caderno que comprei na praia e fiz alguns cálculos. Daria certo! Havia matérias com mais conteúdo que precisariam de duas divisórias. A matéria de desenho eu usaria sulfite, então tudo bem, e para a AECA eu tenho a Belinda. Sem problemas.
Caderno da Jéssica
No dia seguinte peguei o caderno da minha colega Jéssica, já que faltei uns dois dias e ela conseguia fazer mais anotações que eu (Shame! Shame! Shame!). Copiaria tudo no fim de semana.
Então, hoje quando comecei a preparar o caderno que usaria esse semestre, pensei em certas possibilidades, o que faz com esse post seja mais uma das minhas Epifanias =D (percebam, crianças que tudo isso que vocês leram, não passou de uma breve introdução... agora a porra vai ficar séria XD)
Olhei para a capa do caderno da Jéssica e fiquei apaixonada!!! *-* Aquele caderno era absolutamente EU!!! Olha só essa capa!!!! Cupcakes!!! Tem coisa mais eu do que Cupcakes??? (Sim, tem, sim! Livros, Outono, Flores, Gatos, Clave de Sol, Notas Musicais, Chocolates, Witch, Fadas, Plantas... quer que eu continue? u.ú)
Eu me apaixonei pelo caderno dela. Lembra que eu disse que, se pudesse, levaria a papelaria inteira pra casa? Pois é! Eu ainda to querendo!!!
E eu percebi uma coisa interessante; na faculdade há um verdadeiro desfile de cadernos e fichários (sim! Eu sei! Eu disse ali em cima que os alunos ficaram informatizados e eu sou a única arcaica que usa cadernos... Mas vocês entenderam... não me irritem!). Há de todos os tipos de imagens, marcas, desenhos. Algumas meninas usam cadernos do Ursinho Puff ou da Hanna Montana sem medo de ser feliz ou de qualquer represália. Os garotos já são os mais reservados; usam as estampas do Bad Boy, da Red Nose ou de algum time. Normal, ainda existe esse tabu (Aliás, leiam essa excelente matéria da Luana Oliveira pelo Caravela Virtual). Ninguém está aqui para criticar ninguém, só para apontar as coisas que realmente não percebemos.
Voltando.....
Vey... Quando eu olhei pro caderno da menina, foi muito bizarro... Eu lembrei dos corredores da escola. Todos aqueles cadernos, os adesivinhos, as canetas...
CARA.... TODO MUNDO CURTE UMA PAPELARIA!!! *___________*
Logo, eu comecei a pensar nas possibilidades... Não sei como é usar um caderno grande como aquele. Vou descobrir esse semestre. Mas nada me impede de usar fichário novamente, ou comprar cadernos bonitinhos sem medo de ser feliz! Penso até que meus próximos cadernos serão da Sininho e das bruxas W.I.T.C.H.!!!! *_________*
Nem acredito mais que as folhas coloridas irão me atrapalhar. Na verdade, elas podem até me ajudar a estudar. Minha memória não é a melhor, mas eu recordo das coisas de uma forma meio diferente de todas as pessoas. Sei lá. Pode ser que ajude. Só sei que agora eu posso voltar às papelarias tranqüilamente (depois que eu arranjar um emprego, lógico) que eu sei que ninguém vai se incomodar com o que eu uso para anotar os meus estudos, afinal; é só um desenho!
Ai, gente. Essa foi, de longe, uma das minhas melhores Epifanias!! *__*
E aí?? Qual é o material escolar que vocês usam?? *-*

2 comentários: