O Sábio diz:

"Às vezes, para poder ir à outra página...
É preciso aprender a deixar as páginas virarem."
(O Sábio - Retorno ao Labirinto)

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pétalas que caem...

Eu fico triste com algumas coisas que tenho feito...
Mas infelizmente, na maioria das vezes, sou obrigada a fazer...
Eu odeio mentir, eu não sei mentir! Sou péssima nisso!
Eu vejo e ouço coisas que não condizem com o que eu sinto.
As pessoas fazem coisas com tanto orgulho, e eu sou obrigada a concordar e dizer que está bom, que aquilo me agradou.
Não sei como alguém consegue fazer um trabalho medíocre, o até abaixo disso, e ser altamente ovacionado por isso, receber reconhecimento...
Cansei de ler e assistir coisas que não condizem com a verdade ou o bom gosto, que não fazem jus a um elogio tão efusivo, mas eu não quero ser a chata do contra... Eu também faço um elogio, mesmo considerando o contrário.
E isso me deixa triste...
Pode até parecer hipocrisia da minha parte... Mas a verdade é que todos nós somos hipócritas. Pedimos para que as pessoas sejam honestas conosco, mas quando elas falam algo que não nos agrada, por mais que isso seja a MAIS PURA VERDADE, nós viramos a cara, falamos mal pelas costas, dizemos que tudo não passa de inveja e intriga da oposição.
(Seguinte, darei um exemplo de atuação de uma das minhas áreas, que é a GRAMÁTICA!)
O que acontece, então? Nós sorrimos e dizemos "Está ótimo! Eu adorei!", quando, lá no fundo, estamos berrando com todas as nossas forças um "QUE LIXO É ESSE????? O QUE HOUVE COM VOCÊ? BATEU A CABEÇA, FOI?".
Eu tenho uma neurose incontrolável com gramática, que chego a ser taxada como chata e já recebi várias críticas em relação ao meu comportamento, por corrigir as pessoas.
Agora, diz pra mim... Você vai à escola para estudar, aprender, formular idéias. Mas uma ou outra coisa não se fixa em seu cérebro e você acaba deixando passar. Deixar passar um aprendizado é aceitável até certo ponto. Daí você vai lá e, no meu caso, por exemplo, escreve alguma coisa errada.
Primeiro que é altamente perceptível quando uma pessoa escreveu errado por não saber, ou quando é erro de digitação. Daí você, com a melhor das intenções, vai lá, aponta e fala "Olha, acho que você pode não ter reparado, mas aqui você escreveu errado. Relaxa, acontece. Eu mesma escrevo errado às vezes. Olha, o certo é 'X' por isso, isso e aquilo."
Adivinha o que acontece?????
SIM!!!! A pessoa ACHA RUIM!!!! Sério! Não dá pra acreditar numa coisa dessas! A gente quer ensinar o jeito correto de fazer a coisa, e a pessoa acha ruim! PQP!!!! Você vai pra escola pra aprender, cacete! E em casa você deveria aprender a ser humilde para aceitar que, SIM! Você estava errado! Abaixe essa sua cabeça oca e agradeça, porque outra pessoa está, de boa vontade, te ensinando a forma correta de escrever! Pqp, meu! Se ainda, eu estivesse humilhando publicamente, Ok! É aceitável que a pessoa ficasse brava! Mas chamar no reservado para dizer, e da maneira mais branda possível (porque o ser humano não gosta de estar errado) e receber uma resposta mal-educada? Ah, mas não me irrita, né?
Daí você vira pra mim e diz "Claro! Você é bicuda! Se mete onde não é chamada!"
Gente... Vamos inverter um pouco as coisas...


Exemplo 1 - Ana e Luiz estão andando na rua, felizes e contentes, quando um homem que está à sua frente deixa cair a carteira. Ana pega a carteira, abre e pensa "Ooobaaaa!!! Faturei uma graninha!", mas Luiz a puxa de canto e diz, em tom baixo, educadamente que isso é errado. A carteira não é dela, é do moço que, por descuido, a deixou cair. Ana aceita o seu erro e devolve a carteira.
Resultado - Luiz mostrou a Ana que ela estava errada. Fez isso da forma correta. Chamou-a para um canto e disse de um modo brando, para que apenas ela ouvisse. Mostrou a ela que isso era errado.



Exemplo 2 - Ana e Luis, depois de devolver a carteira ao homem e ele agradecer imensamente e até lhes dar uma recompensa, voltam a andar alegremente pela rua, quando Luiz tira uma bala do bolso, come a bala e joga o papel no chão. Ana pega o papel de volta, dá uma senhora bronca em Luiz, na frente de todo mundo, matando o moço de vergonha.
Resultado - Luiz fica chateado com o modo de Ana de dizer qual o problema. Não teria sido melhor ela, sim, pegar o papel, mas chegar para ele, na boa, dizendo, só pra ele ouvir "Olha, Luiz... Isso não foi legal... O certo é jogar no lixo, melhor ainda se for reciclável."

Daí você vira pra mim e fala "Ah, mas Sil! Você tá me tirando, né? Está falando da ética humana! Não é a mesma coisa que um erro gramatical".
É, SIM!
Não importa se o erro cometido tenha sido ético, religioso, escolar ou uma das Maldições Imperdoáveis do Harry Potter. O problema aqui, galera, é que o ser humano tem um orgulho do tamanho de Júpiter, e não admite ser corrigido, independente de a correção ter sido feita como no primeiro ou no segundo exemplo. Tem vezes que nem na ESCOLA a pessoa admite o erro. Vai e bate boca com o professor. Agride o professor...
Isso é o Brasil, galera... Isso é o nosso País!
Às vezes acho que sou REALMENTE bipolar, porque tem momentos que eu sou a pessoa mais desesperadamente tímida DO MUNDO, piso em ovos com medo de ferir os sentimentos dos meus amigos, e outros em que eu meto o pé na porta sem nenhum pudor!
E sabe o que vai acontecer agora???
Depois de terem lido isso aqui, serei alvo de piadinhas, ou de críticas, ou então de comentários pelas minhas costas... e esses comentários serão do tipo:
Fulano: Você acredita no que a Sílvia postou?
Beltrano: É. Pior que eu vi!
Fulano: Porra, quem ela acha que é?
Beltrano: Né? Outro dia, ela pegou e...
Aí começa um "diz-que-me-diz", e fica o dito pelo não dito. Ou seja... Em vez de chegar em mim, dizendo "Olha, eu não gostei do que você postou no seu blog. Não achei certo...", vão chegar para a outra pessoa e falar!
Mas, tudo bem... O ser humano é assim, mesmo! É da sua natureza! Mas isso fica para uma outra postagem... Vamos nos concentrar na hipocrisia humana.

E, atenção!!! Que uma coisa fique BEM CLARA aqui...
Isso não é uma indireta para Fulano ou Beltrano... isso é um belo TAPA NA CARA DE TODO MUNDO!
É isso aí! To irritada u.ú

Nenhum comentário:

Postar um comentário